O blog Espaço Militar divulgou na manhã desta terça-feira 07 – sem citar nomes – uma grave denuncia envolvendo um Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, que foi acusado de racismo ao se referir a uma atendente de uma Delicatessen como “Sua Negrinha, você vai ver”.
O BEM informa que tomou ciência de um fato ocorrido no dia 18 de dezembro de 2022, por volta das 14 horas, envolvendo um cliente que esteve em uma Padaria e Delicatessen, situada no bairro São Conrado, na zona sul de Aracaju, quando segundo relatos da vítima, pegou umas cervejas no citado comércio e queria preferência no caixa para poder ir embora.
Então a funcionária do caixa (vítima) informou ao homem que teria que aguardar para concluir o atendimento da pessoa que teria chegado primeiro e que ele seria o próximo, porém o homem continuou insistindo em ser priorizado no atendimento, tendo a funcionária pedido paciência que ele seria logo atendido.
Foi então que o cliente iniciou uma discussão e teria falado à funcionária do caixa do citado estabelecimento comercial, a seguinte frase: “Sua Negrinha, Você Vai Ver”. Segundo a funcionária/vítima, a frase foi dita em tom de ameaça e apontando o dedo para a mesma.
Diante da situação outros clientes passaram a questionar a atitude racista e ameaçadora do homem. A polícia foi acionada e a ocorrência foi registrada junto ao DAGV, através do boletim de ocorrência nº 00144174/2022.
Foi quando se tomou conhecimento de que se tratava de um oficial superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, um tenente-coronel, que estava de folga.
O que tem causado estranheza no caso em tela, segundo pessoas que tomaram ciência do ocorrido e que tiveram contato com o blog Espaço Militar, é a demora na apuração do fato, visto que o fato já tem cerca de dois meses e meio, e segundo informações obtidas, o caso ainda não foi encaminhado à justiça para a devida apreciação, até porque, o fato foi registrado como injúria racial (artigo 55) e ameaça (artigo 147) que estão capitulados no Código Penal Brasileiro, e ainda em sendo confirmada a queixa prestada, poderia também caracterizar uma possível transgressão militar no âmbito administrativo.
O blog teve acesso com exclusividade ao relato da ocorrência, omitindo alguns dados para preservar pessoas e o estabelecimento comercial, e espera que o problema seja devidamente esclarecido.
O blog coloca-se à disposição da SSP/SE, do Corpo de Bombeiros, bem como, da suposta vítima e suposto autor do fato, para os esclarecimentos que porventura acharem necessário, podendo ser encaminhado e-mail para: espacomilitar@hotmail.com
Matéria publicada originalmente no blog Espaço Militar