Salve dia da Costureira

Salve dia da Costureira
25 maio 2022

As costureiras possuem uma função essencial para que as indústrias têxtil e da moda funcionem. Segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (Abit) atualizados em 2020, no ano de 2019, o setor têxtil e de confecção faturou mais de R$ 185 bilhões.

Além disso, produziu em média 9,04 bilhões de peças de vestuário, meias e acessórios, e cama, mesa e banho, o que rendeu 2,04 milhões de toneladas de produtos. A indústria também conta com 1,5 milhão de empregados diretos, chegando a um total de 8 milhões, se somados os trabalhadores indiretos. 75% dessa mão de obra é feminina.

O setor é o segundo maior empregador da indústria de transformação e possui mais de 25 mil empresas formais em todo o Brasil, que possui a maior Cadeia Têxtil completa do ocidente, ou seja, possui empresas que atuam na plantação e produção de mão de obra, confecção das roupas até os desfiles de moda.

A indústria têxtil brasileira tem quase duzentos anos e é referência em moda praia, moda jeans e homewear, além de ser a quarta maior produtora de malhas do mundo. Um mercado desse tamanho tem como base o trabalho de uma categoria: as costureiras.

Áreas da indústria da moda

Dentro do mercado da moda, existem muitas áreas e funções. Abaixo, vamos falar sobre algumas delas.

Negócios de moda

Os negócios de moda envolvem a produção, distribuição, divulgação e comercialização dos produtos da indústria da moda. Esse trabalho envolve estratégias para potencializar a eficácia do negócio, bem como as vendas.

Imagem de Moda

Essa área é focada no visual, na imagem e na mensagem que uma composição de roupas e acessórios vai passar. Nela, trabalham os consultores de imagem, os Stylists e Personal Stylists, e os Visagistas.

Criação de produtos

Responsável por conceber e criar os modelos de vestuário, calçados e acessórios. Para isso, designers de moda, estilistas e modelistas estudam tendências, cores, estações e perfis das marcas para criar as coleções.

Produção

Setor responsável por planejar produzir produtos como tecidos, acessórios e roupas em larga escala para que sejam revendidos ao consumidor final.

Costureiras

Essenciais para que o trabalho de todos os outros agentes do mercado da moda seja bem sucedido, as costureiras também possuem diversas funções:

Costureiras piloteiras

Responsáveis por realizar os testes de modelagem

Costureiras operadoras de máquinas

Têm a função de operar as diversas máquinas de uma confecção: máquina reta, galoneira, overloque, botoneira, caseadeira e de precisão.

Costureiras sob medidas e artesãs 

Responsáveis por fazer desde pequenos ajustes nas roupas até desenvolver roupas sob medida para momentos especiais.

Todas essas profissionais são fundamentais para o desenvolvimento de roupas e para o funcionamento das indústrias têxtil e de moda.

Conclusão

Uma profissão tão importante merece muito mais do que uma data comemorativa: merece incentivos para que seu negócio cresça e se desenvolva cada vez mais. Se você precisa de ajuda para investir em equipamentos de costura ou para aumentar sua confecção, saiba que você pode contar com a gente. Você pode solicitar um empréstimo online a qualquer momento, com as melhores taxas do mercado.

Você sabia que dia 25 de maio é dia da costureira? O que achou das curiosidades sobre essa profissão e as indústrias têxtil e da moda? Deixe sua opinião nos comentários!