O Brasil perdeu, nesta segunda-feira 30, um dos principais nomes da televisão. Milton Gonçalves morreu, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A família informou ao portal G1 que ele lidava com consequências de um AVA – acidente vascular cerebral.
Milton Gonçalves nasceu em 9 de dezembro de 1933, em Monte Santos, Minas Gerais. Ele fez mais de 40 novelas na Globo, além de atuar em programas humorísticos e minisséries de sucesso.
Se destacam trabalhos como Irmãos Coragem, A Grande Família, Escrava Isaura, Carga Pesada, Caso Verdade e mais. O último trabalho de Gonçalves na Globo foi O Tempo Não Para, em 2018, quando ele interpretou o catador de material reciclável Eliseu.
Em 2006, Milton Gonçalves foi indicado ao prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional por seu papel na segunda versão da novela Sinhá Moça.
O AVC
Milton Gonçalves sofreu o AVC em fevereiro de 2020, quando participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca (RJ).
Em janeiro deste ano, Catarina Gonçalves, filha do ator, contou ao jornal O Globo que ele fazia sessões diárias de fisioterapia e fonoaudiologia.
“Meu pai passou três meses no hospital, traqueostomizado o tempo todo. Isso afetou bastante a voz, que está bem baixinha. Agora ele está bem, em casa, tranquilo. É uma recuperação chatinha por causa da idade. Ele não tem andado, só na cadeira de rodas, porque também ficou com sequela na perna esquerda. Mas a gente passeia bastante com ele de carro, leva para ver a praia. Ele sempre pede para tomar uma cervejinha. Também adora café e doce. Essas besteirinhas que não pode comer. Mas é um danadinho”, disse ela.