Uma das festa carnavalesca mais tradicional de Sergipe e que atrai milhares de turistas, não vai acontecer. A prefeitura de Itaporanga D’Ajuda anunciou através das redes sociais que não haverá carnaval na praia da Caueira este ano.
A Prefeitura justifica o cancelamento do carnaval, por não haver recursos sua realização, atribuindo o fato à retenção no ano passado de R$ 10 milhões do FPM – Fundo de Participação dos Municípios recursos repassados pela União. Outros fatos alegados pela PMI foram a diminuição “considerável” do ICMS e dos royalties.
Assessoria de Comunicação de Itaporanga afirmou que, apesar de entender a importância do Carnaval para o fortalecimento da economia local, o Município decidiu dar prioridade a outras áreas neste momento, como a saúde e a educação.
Segundo a Prefeitura, a contratação de atrações para a realização de uma festa pública custaria em torno de R$ 1,5 milhão, o que poderia desestabilizar mais ainda as contas do Município.
Ainda de acordo com a Ascom de Itaporanga, apesar de não haver nenhum tipo de evento público, a Prefeitura deve garantir assistência para a realização de festas particulares, disponibilizando serviços de saúde, segurança e limpeza urbana.