Pela primeira vez em Sergipe, a Polícia Militar está utilizando drones para o monitoramento em tempo real de eventos carnavalescos no território sergipano. Ao todo, são 18 aeronaves que geram imagens ao vivo para a Sala de Situação da Polícia Militar, que pode deliberar pelo incremento do efetivo policial nas regiões monitoradas pelos drones.
De acordo com o major Clarkson Hora Brito, que comanda o Núcleo de Operações com Drone da Polícia Militar, a unidade está atuando com o objetivo de transmitir imagens em tempo real para a sala de situação. “Onde lá se encontra o grande comando da operação, que vai fazer a gestão das tropas a partir da consciência operacional obtida a partir das imagens de drone”, detalhou.
Conforme o major, com o acompanhamento das imagens de drone, a sala de situação pode deliberar sobre o reforço do efetivo policial em uma determinada cidade. “A partir justamente dessa informação obtida pelas imagens de drone, teremos em tempo real transmissão de 18 pontos do território sergipano, de onde os drones estejam voando”, acrescentou.
Na sala de situação, os operadores da segurança pública também podem identificar suspeitos de ações criminosas que porventura tenham sido cometidas nas áreas de realização dos eventos carnavalescos. “O objetivo maior da Polícia Militar é de trazer segurança para toda a sociedade sergipana e também todos que estejam em nosso estado”, finalizou.