Foi apresentado na sexta-feira (11) o projeto para a realização do Natal Iluminado 2022. O evento que já faz parte do calendário festivo sergipano contará com 49 dias de iluminação nas praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, fazendo pulsar em luz, o coração da cidade, dando mais vida para o Centro Comercial de Aracaju. A apresentação foi feita pelo vice-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e coordenador do projeto, Alex Garcez, que explicou a importância do projeto para as atividades econômicas do comércio e turismo do estado.
O Natal Iluminado, segundo o coordenador, é um instrumento importante para o desenvolvimento comercial do Centro de Aracaju no período final de ano. Ele explicou que as lojas apresentam elevação nas vendas, de forma significativa, com uma média de 49% de aumento nas vendas do período para os lojistas. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio. “Além disso, o Natal Iluminado fortalece a economia criativa, as lojas do Centro e o turismo de nosso estado, com um aumento médio de 70% no número de empregos nas lojas da cidade. Nosso objetivo é, além de criar um cartão-postal especial de natal para as famílias, fortalecer o comércio de nossa cidade”, destacou Alex Garcez.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, valorizou o crescimento do Natal Iluminado, que é realizado desde 2017 numa ação exitosa de parceria entre a Prefeitura de Aracaju, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e o Sebrae. “Este é o Natal Iluminado mais importante que já tivemos. Começamos o projeto em 2017 e, desde então, fomos crescendo, chegando à maior edição, que será esta de 2022. Serão mais de cinco milhões de pontos de iluminação somente nas praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, além das milhões de luzes que serão espalhadas pelo Parque da Sementeira e pela cidade. Então, será um grande Natal Iluminado para que possamos agradecer, refletir sobre sermos mais solidários e renovarmos as esperanças para um 2023 melhor”, afirmou.
A apresentação contou com a presença do senador eleito por Sergipe e ex-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e idealizador do Natal Iluminadi, Laércio Oliveira. Laércio ressaltou a importância do Natal Iluminado como um evento que agrega valor às famílias e beneficia o comércio.
“Quando pensamos no Natal Iluminado, em 2017, queríamos não apenas fazer uma decoração natalina. Queríamos fazer algo que se tornasse uma marca de nossa cidade para todo o Brasil, e conseguimos. O Natal Iluminado é um evento que se posicionou no calendário nacional, dando força para nosso turismo e aumentando as vendas do comércio. E também é um ambiente no qual as famílias vivem dias de alegria, contemplação e felicidade, vivendo a experiência de ter uma festa de natal permanente para o final de ano e curtir com as crianças, adultos e idosos”, disse.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, valorizou a iniciativa do Natal Iluminado, lembrando que o evento é um marco importante para a população de Aracaju e traz resultados positivos para a economia do estado.
“O Natal Iluminado faz com que todos nós nos sintamos melhores, de corpo, alma e espírito, estimulando a cristandade e caridade, com o ambiente que planejamos na decoração das praças, e isso pegou bem, a ponto de se ultrapassar seus objetivos de decoração e ambiente de convivência, se tornando um mecanismo de estímulo ao funcionamento das lojas, fortalecimento da economia do comércio, serviços e turismo, e gerador de emprego para as pessoas no final do ano. O Natal Iluminado é um projeto que traz ganhos para todos em nossa sociedade”, comentou Marcos Andrade.
A edição deste ano se inicia em 19 de novembro, nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, e se estenderá por milhões de pontos de luz, mais de 250 peças decorativas, ornamentação de 336 árvores nas praças, 150 apresentações artísticas e culturais, além da famosa árvore de natal de 18 metros de altura. E o grande momento do evento continuará acontecendo nos sábados de domingos, a parada “Um Sonho de Natal”, com desfile de músicos e atores circenses, de forma gratuita. A expectativa é que mais de 600 mil pessoas visitem as praças iluminadas de Aracaju. A programação pode ser acessada nas redes sociais da Fecomércio.
Imagem Luana Cardoso
Texto Márcio Rocha