Evenilson prestou uma queixa e o caso foi encaminhado para o setor de crimes Cibernéticos e acompanhado pelo DHPP da Polícia Civil de Pernambuco. A mulher, assim como testemunhas arroladas pelo jornalista, foram ouvidas e a acusada indiciada por injúria racial.
Evenilson sofreu a injúria racial quando apresentava um programa em Recife (PE), porém a Polícia comprovou que a agressão veio de uma pessoa residente de Arapiraca (AL). No comentário a mulher diz: “ma ca co”, com sílabas separadas, mas ainda assim foi possível reconhecer o crime e, posteriormente, a responsável.
“Eu estava falando sobre dois desaparecidos, e para mim, falar sobre eles era o mais importante, mas ela se incomodou porque eu falei ‘esses jovens estão desaparecidos há dias’, e eram homens de trinta e poucos anos. Ela disse “esse macaco que apresenta é louco?”, ela se incomodou porque eu chamei eles de jovens, não tinha nem justificativa plausível”, explicou.
Na publicação, Evenilson agradece a todos que torceram por ele e ajudaram no caso. “Eu sofri há quase dois anos e a agressora foi indiciada pela polícia. Agora o caso está nas mãos do Ministério Público Estadual. Quero aqui agradecer ao delegado doutor Helder Tavares, aos advogados doutor Bruno Santos, Daniel Lima, contratados pela empresa na qual eu trabalho pra poder me representar e agradecer a você que me encontrou várias vezes, que torceu, que se manifestou solidário a esta causa, sempre disse pra mim ‘ó não desista bota pra frente’ e foi o que a gente fez agora está nas mãos do Ministério Público Estadual”, declarou no post.
“Não quero indenização nem nada, quero um caráter pedagógico, uma retratação e que ganhe a devida repercussão para que a gente não veja esse tipo de comportamento. Já passei por tanta coisa, tanta dificuldade desde criança por ser preto, aí você conquista seu espaço, pois venho de uma família de origem bem humilde, chego a um posto que sei que é almejado e alguém do nada solta pedradas, como se, de repente, a cor fosse desmerecida por si só, então por incrível que pareça isso machuca”, finalizou ele.
Evenilson Santana nasceu em Aracaju e é conhecido como o Mike Tyson de Sergipe, está há mais de trinta anos atuando no jornalismo, com passagens em programas musicais e jornalísticos no rádio. Ele também teve participação na TV como repórter e apresentador em Aracaju e atualmente um programa em Recife (PE).