Moradores bloqueiam BR 101 e cobram soluções para região

Moradores bloqueiam BR 101 e cobram soluções para região
21 nov 2022

A BR-101 foi interditada por manifestantes na manhã desta segunda-feira 21,  que reivindicam melhorias na região do quilometro 93. A reportagem da Rádio Jornal FM acompanhou toda a movimentação quer teve a  Polícia Rodoviária Federal mediando as negoviações para liberação da via, aconselhando os motoristas a não transitar pelo acostamento, uma vez que é necessário deixar a via desobstruída para veículos de emergência.

Para evitar a saída pela BR-101, a recomendação foi  utilizar a avenida Santa Gleide até que a manifestação fosse interrompida.

Os manifestantes são moradores do local e pedem a presença de representantes da prefeitura de Socorro, do Ministério Público, ou do governo estadual para solucionar problemas antigos da comunidade.

O que disse a Prefeitura de Socorro

Em nota, a Prefeitura de Nossa senhora do Socorro  informou que na última quinta-feira 17,  representada pelos secretários de Governo, Renato Nogueira, e de Infraestrutura, Eliel Felipe, esteve dialogando com representantes de moradores do Guajará para informar sobre a retomada de recuperação de parte do pavimento, entre outras ações que serão adotadas pela gestão municipal nos próximos dias, mesmo com as dificuldades existentes de recursos, para melhorar o tráfego no local.

“Outra problemática que dificulta a realização de obras definitivas no Guajará está no tipo do solo da região – massapê -, que encarece o valor da obra. Mesmo assim, a gestão municipal vem lutando para garantir recursos e parceiros, e assim possibilitar a realização de serviços estruturantes no Guajará”, diz a administração municipal.

O município diz também teve conhecimento que a Deso está realizando um processo licitatório para a implantação de uma rede de esgoto no local, que também foi uma das questões cobradas pelos moradores.

“A Prefeitura de Socorro relembra que a situação do Guajará é um problema histórico e é uma comunidade que cresceu de forma irregular, com a venda de lotes, mas desde 2017 a gestão municipal vem ouvindo os moradores e realizando obras para melhorar, principalmente, as vias. Por fim, a gestão municipal garante que com a chegada de recursos o loteamento receberá os serviços de drenagem e pavimentação”, finaliza o comunicado.