Na tarde deste sábado, dia 22 de abril, o Estádio Batistão, em Aracaju, recebeu a grande final do Campeonato Sergipano. Nela, Itabaiana e Confiança entraram em campo em busca do título estadual e de uma vaga direta na Fase de Grupos da Copa do Nordeste de 2024. Como já haviam se classificado à decisão, os clubes já tinham garantido participação na Copa do Brasil.
JEJUM QUEBRADO!
Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Itabaiana podia até perder por 1 gol de diferença para conquistar o título e quebrar um jejum de mais de uma década sem ser campeão. Mas, em grande estilo, o Tricolor conquistou a taça com mais uma vitória, dessa vez na casa do Dragão. Com isso, conseguiu quebrar o tabu de mais de uma década e ficou com a taça.
VAGAS NACIONAIS
Com a vitória por 2 a 0, o Itabaiana conquistou o título do Campeonato Sergipano de Futebol de 2023, o 11º da história do clube. Além de quebrar um jejum de 11 anos sem conquistar a taça estadual, o Tremendão garante uma vaga na Copa do Nordeste de 2024 diretamente na fase de grupos, além de um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024.
Vice-campeão, o Confiança terá que disputar a fase preliminar da Copa do Nordeste de 2024, mas também se classificou à Copa do Brasil de 2024, garantindo uma cota milionária (assim como os ceboleiros). Já o Sergipe, terceiro colocado no Campeonato Sergipano de Futebol de 2023, também estará na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.
REBAIXADOS
Anteriormente, Freipaulistano e Estanciano perderam seus jogos nos playoffs de rebaixamento e confirmaram sua queda para a segunda divisão estadual. O Freipaulistano foi derrotado pelo Dorense por 2 a 0 no agregado, enquanto o Estanciano perdeu nos 180 minutos para o América de Propriá por 3 a 2. Agora, as equipes terão que se reestruturar e buscar o retorno à elite do futebol sergipano na próxima temporada.
Com o título estadual garantido, o Itabaiana agora só volta a entrar em campo na temporada de 2024. A equipe já começa a se preparar para os desafios que virão no próximo ano, quando terá calendário cheio. No próximo ano, o Tricolor disputará a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.
Enquanto isso, o Confiança, vice-campeão sergipano, terá que mudar o foco para o Campeonato Brasileiro da Série C de 2023. O clube estreará diante do CSA, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, no dia 4 de maio, uma quinta-feira, às 19h. A equipe busca o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro e terá que se recuperar do baque no estadual para manter o foco em busca de uma vaga na segundona nacional.