O Ministério da Saúde autorizou o Hospital de Cirurgia de Aracaju a realizar cirurgias de retirada e transplante de rim e fígado em sua unidade. A autorização foi publicada nesta quinta-feira, 17, por meio das portarias Nº 766 de 20 de outubro e Nº 770 de 21 de outubro publicadas no Diário Oficial da União.
De acordo com a publicação, a decisão foi tomada levando em consideração algumas portarias, um parecer técnico e a manifestação favorável dada pela Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe (SES).
Ainda conforme a publicação, a autorização permite que apenas alguns especialistas da unidade hospitalar realizem os procedimentos. Para realizar a retirada e transplante de rim, apenas sete médicos estão autorizados, sendo eles dois urologistas, três nefrologistas, um cirurgião geral e um cirurgião geral/urologista.
Já para retirada e transplante de fígado, oito especialistas estão autorizados a realizar o procedimento, sendo eles um hepatologista, dois gastroenterologistas, dois anestesiologistas, um cirurgião geral, um cirurgião geral e do aparelho digestivo e um cirurgião geral/oncológico.
A autorização concedida pelo Ministério da Saúde, conforme portaria, tem validade de dois anos.