O velório de Roberto Dinamite no gramado de São Januário é marcado por grande presença de público e de ídolos dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. Nas duas primeiras horas de homenagens, ex-jogadores, técnicos e dirigentes de Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo foram ao estádio. O elenco atual do Vasco chegou ao meio-dia.
Entre os que já foram ao São Januário estão Edmundo, Mazinho, Felipe, Fred, Branco, Marco Antônio, Alexandre Torres, Abel Braga, Júnior, Juan, Ricardo Rocha, Sorato, Carlos Germano, Jayme de Almeida e Cláudio Adão.
“Fomos vizinhos de condomínio, nossas mulheres são muito amigas, os filhos também. Nossa amizade veio se fortalecendo sempre e a gente esteve junto com a família sempre nessa luta (contra o câncer). Ele foi mais guerreiro do que nunca para tentar reverter toda essa situação. Sabíamos todos da gravidade, mas a gente nunca espera”, declarou Júnior.
“O legado que ele deixa é imenso, os números dizem. Se o Vasco fez bem pro Roberto, o Roberto fez muito bem para o Vasco. A gente começou praticamente juntos, ele um pouco antes, e a gente viu o quanto ele contribuiu para aumentar a nação vascaína”, recordou Júnior. “E há o respeito também, não somente de seus companheiros e amigos de clubes e vestiário, mas sobretudo dos adversários e instituições.”
Zagueiro do Vasco e da seleção brasileira, Ricardo Rocha disse que, no início da carreira, teve como referência de combate em campo Roberto Dinamite e Zico. “E, como vascaíno, (Dinamite) é meu grande ídolo. Um amigo, um irmão. É difícil.”