O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma lista com expressões racistas que devem ser evitadas e o porquê do uso delas ser considerado ofensivo. O material é resultado da Comissão de Promoção de Igualdade Racial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instituída em março deste ano. A cartilha foi oficialmente lançada em 30 de novembro, durante o Encontro Democracia e Consciência Antirracista na Justiça Eleitoral.
“Expressões racistas: por que evitá-las” traz termos de cunho racista e explica didaticamente o motivo para serem assim entendidos. O objetivo do material é promover a mudança de hábitos e comportamentos e facilitar a exclusão de expressões idiomáticas que possam trazer o preconceito racial em seu bojo.
Por exemplo, o TSE sugere evitar o termo “A coisa tá preta”, pois é uma verdadeira síntese de um conjunto de expressões de caráter racista que associam a pessoa negra a coisas ruins. O sentido da expressão é referir-se a uma situação extremamente negativa, complicada ou a um problema de difícil solução. É recomendável substituir por “a situação é difícil”, “o caso é complexo” ou “a coisa está complicada”.
Outra expressão que deve ser evitada é “denegrir”. Embora a origem da palavra seja latina e signifique enegrecer, porém seu uso está associado à ideia de macular, manchar, sujar algo. A junção das duas coisas faz surgir a ideia de que tornar algo negro é negativo, que deve ser evitado, o que reforça a ideia preconceituosa que liga a pessoa negra a coisas ruins. Ela pode ser trocada por “difamar” ou “caluniar”, por exemplo.
Abaixo é possível conferir as 40 expressões que devem ser evitadas. Para entender os motivos, basta acessar a cartilha, que está disponível de forma gratuita no site do TSE.
1- A coisa tá preta
2- Barriga suja
3- Boçal
4- Cabelo ruim
5- Chuta que é macumba!
6- Cor de pele
7- Criado-mudo
8- Crioulo
9- Da cor do pecado
10- Denegrir
11- Dia de branco
12- Disputar a negra
13- Esclarecer
14- Escravo
15- Estampa étnica
16- Feito nas coxas
17- Galinha de macumba
18- Humor negro
19- Inhaca
20- Inveja branca
21 Lista negra
22- Macumbeiro
23- Magia negra
24- Meia-tigela/de meia tigela
25- Mercado negro
26- Mulata
27- Mulata tipo exportação
28- Não sou tuas negas!
29- Nasceu com um pé na cozinha
30- Nega maluca
31- Negra com traços finos
32- Negra de beleza exótica
33- Negra de alma branca
34- Ovelha negra
35- Preto de alma branca
36- Quando não está preso está armado
37- Samba de crioulo doido
38- Serviço de preto
39- Teta de nega
40- Volta pro mar, oferenda!