Conclusão de inquérito fica para o final de julho

Conclusão de inquérito fica para o final de julho
30 jun 2022

O Ministério Público Federal em Sergipe acatou o pedido da Polícia Federal para prorrogar por mais 30 dias o período de conclusão do inquérito sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, durante uma abordagem de policiais rodoviários federais em Umbaúba (SE).

O pedido havia sido feita na última terça-feira (21), na ocasião a PF disse que precisava de mais tempo, pois aguardava a apresentação de laudos periciais requisitados ao Instituto Médico Legal e à Diretoria Técnico-científica da própria PF.

Segundo o MPF/SE, apesar das investigações estarem em fase bastante avançada – em razão da necessidade da conclusão de algumas diligências, especialmente a apresentação do resultado das perícias, inclusive o laudo necroscópico, pelo IML/SE e pelo Instituto Nacional de Criminalística em Brasília – a prorrogação do prazo foi necessária. A solicitação para prorrogação do prazo partiu da PF.

Relembre o caso

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, foi abordado pelos policiais rodoviários federais após dirigir sem capacete na BR-101. Ele foi trancado no porta-malas de uma viatura junto a uma bomba de gás lacrimogêneo e obrigado a inalar a substância. A morte foi causada por asfixia e insuficiência respiratória aguda, segundo boletim do Instituto Médico Legal (IML).Três agentes envolvidos na ação foram identificados e afastados das funções.

Quatro peritos do Instituto Nacional de Criminalística, da Diretoria Técnica Científica da Polícia Federal, em Brasília, estiveram em Sergipe para participar do levantamento de provas.