Coluna Radar por César Cabral

Coluna Radar por César Cabral
28 ago 2022

Hoje tem debate entre Lula x Bolsonaro

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República acontece neste domingo (28/08) nos estúdios da Band, em São Paulo. Um pool foi formado entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação, a TV Cultura, o jornal Folha de S. Paulo e o portal Uol para o encontro entre os presidenciáveis. Um sorteio definiu como os candidatos ficarão posicionados no palco. Da esquerda para a direita da tela, ficarão, pela ordem: Luiz Felipe D”Ávila (Novo). Na sequência, Soraya Thronike (União), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Onde assistir

A transmissão de todo o programa acontece na Band, no Canal UOL, no YouTube, no Facebook, no Twitter e nas Smart TVs Samsung, sempre ao vivo.

sidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, confirmou hoje (27) presença no debate presidencial de amanhã (28), às 21h, segundo informou à Folha o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Mais cedo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia confirmado, pelo Twitter, sua participação…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/08/27/bolsonaro-confirma-presenca-no-debate-presidencial-de-domingo.htm?cmpid=copiaecola

Um trem desgovernado

Para muitos juristas, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, vem, continuadamente, atropelando a Constituição Federal ao investigar e julgar pendengas fora da sua real e devida competência, afrontando, dessa forma, os princípios básicos do efetivo Estado de Direito, pelo qual tanto se lutou. Muito mais do que a perplexidade reinante no universo advocatício, paira no ar uma dúvida contundente e deveras preocupante: quem vai parar Alexandre? Como deter esse trem devastador que, sem freios, passa por cima de paus e pedras? Onde, finalmente, ele vai parar? Difícil imaginar, pois o Supremo é a última estação da via judicial e nela devem chegar, apenas, os fardos que contenham embrulhos constitucionais. Cheio de si (ou fora de si), Alexandre, do alto da sua “grandeza”, planta tempestades em solo muito fértil, pois, neste país em se plantando tudo dá. Uma safra de confusão está a caminho. Assim pensam renomados juristas. Data vênia, doutor!

Do plim plim ao pum pum

Pelo que se viu, aquela “entrevista” realizada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, foi um verdadeiro desserviço ao bom jornalismo. A falta de ética, isenção partidária e descortesia com o candidato Jair Bolsonaro, presidente da República Federativa do Brasil (queiram ou não) passou dos limites (até) imagináveis. Agindo como inquisidores, William Bonner e Renata Vasconcelos cuspiram marimbondos com olhares odientos diante das câmeras, tal como fizeram os três patetas que conduziram a CPI da Covid, perante os depoentes. Preparado para tamanha hostilidade, Bolsonaro manteve-se calmo, deu o recado e ganhou pontos importantíssimos junto à opinião pública. Na verdade, a “bomba” preparada pela Globo não passou de uma bufa! Lamentável!!

Luz, mais luz

A prefeitura de Aracaju inaugurou as novas iluminações dos arcos da Orla da Atalaia e da Colina de Santo Antônio, dois pontos turísticos da capital sergipana. A iniciativa é muito positiva e está sendo comemorada pelos aracajuanos e turistas. Infelizmente, o Governo não tem o mesmo cuidado com a ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros. Outrora bem iluminada, com lâmpadas de cores diversas, a obra de arte era contemplada, orgulhosamente, por quem andava pela “rua da Frente”. Atualmente, está totalmente às escuras e o mato nasce e cresce à vontade sobre as suas pistas. Um descaso vergonhoso!

Então é (quase) Natal

O ano caminha para o seu final sem que muita gente perceba que o Natal, praticamente, já está batendo à porta. Na semana que passou, dirigentes do Sistema Fecomércio estiveram reunidos com a diretoria do SEBRAE para apresentação do projeto Natal Iluminado 2022. Durante 50 dias, Aracaju ganhará um brilho especial com a iluminação das praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso. Nos últimos anos, essa parceria SEBRAE/Fecomércio vem sendo responsável pela iluminação natalina da capital sergipana.

Dever de casa

Valmir de Francisquinho (PL), candidato a governador, continua com a sua campanha em Sergipe e lutando em Brasília para manter-se na disputa. Como candidato, esteve reunido com a diretoria do SINTESE, em Aracaju, quando assumiu compromisso de, caso eleito, pagar o piso salarial nacional aos professores. Apesar de ter recebido muito aplauso, não receberá votos daquela turma. Historicamente, o sindicato vota e apoia o Partido dos Trabalhadores. Mesmo sabendo disso, o candidato foi lá, cumprir tabela.

Pode passar batido

Se for confirmada a cassação da candidatura da vice-governadora Eliane Aquino (PT), o Partido dos Trabalhadores dificilmente conseguirá eleger um deputado federal. Pelos cálculos feitos por um experiente matemático, a ausência de Eliane será fator fundamental para que o PT não atinja os prováveis 120/130 mil votos necessários para eleger o primeiro federal. Caso esse patamar chegue aos 140 mil votos, a situação se complica, ainda mais.

Nova regra

A porca está torcendo o rabo, também, para os pequenos partidos que conseguiam eleger um deputado estadual com menos votos do que suplentes de outras siglas. Os cálculos mudaram e as dificuldades aumentaram.

Na boca da bigorna

Encontra-se no TSE, na fila para julgamento, o Processo número 0600944-90.2020.6.25.0019, que trata de Recurso Especial Eleitoral decorrente de Ação de Investigação Judicial Eleitoral que envolve corrupção e fraude, cujo relator é o ministro Mauro Campbell Marques. Como o Ministério Público Eleitoral já se manifestou pela cassação dos recorridos, a situação do prefeito de Propriá, Valberto Oliveira, do vice-prefeito Rafael Sandes e dos vereadores Beto Chaves (presidente da Câmara) e Genival Moreira, que assumiu em lugar de Dilma da Colônia, está, deverasmente, periclitante. Lexotan não existe mais, nas farmácias da cidade ribeirinha. As últimas unidades foram compradas na quinta-feira passada. É muita pressão!

Contas rejeitadas

As contas da prefeitura de Porto da Folha, referentes ao ano de 2016, de responsabilidade do ex-prefeito Albino Tavares de Almeida Neto, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas. O médico Albino Almeida Neto foi eleito com uma expressiva votação, mas fez uma administração bastante conturbada, marcada por sucessivas greves de servidores motivadas por atraso de salários.

De olho nas pesquisas

Acreditando nelas ou não, o fato é que os marqueteiros que trabalham para candidatos majoritários muito se valem dos números das pesquisas para botar lenha na fogueira das suas campanhas políticas. Segundo a última, divulgada pela TV Sergipe, Valmir de Francisquinho tem 29%. Fábio Mitidieri (PSD) aparece com 16%, seguido pelo petista Rogério Carvalho com 12%. Alessandro Vieira (PSDB), 9%; Cláudio Geriatra (DC), 1%; Professor Aroldo Félix (UP), 1%; Elinos Sabinos (PSTU) e Niully Campos (PSOL), ambos com 0%. Branco e nulos são 16%, e não souberam/não respondeu, 15%.

Para senador

A pesquisa do Ipec também ouviu os sergipanos sobre os candidatos ao senado federal. Na consulta estimulada Valadares Filho (PSB) obteve 20%, seguido pelo médico Eduardo Amorim: 18%. Depois, aparecem Danielle Garcia (Podemos), 17%; Laércio Oliveira (PP), 11%; Airton Costa (DC), 2 %; Henri Clay (PSOL), 2%; Heraldo Goes (PSTU), 2%; Branco/nulo, 17%; Não sabe/não respondeu, 12%. Pelas respostas dos entrevistados, é grande a expectativa de uma quantidade enorme de votos em branco ou nulos. Há quem afirme que esse percentual será bem maior do que aquele verificado na eleição de 2020. Crendeuspai!

No caminho da feira

Feirantes e consumidores continuam reclamando das estruturas montadas para as feiras livres de Aracaju. Bancas estragadas, coberturas e freezers danificados e ausência de banheiros lideram a lista de reclamações dos frequentadores da penitência semanal. A empresa responsável pelo serviço é a quarta na ordem de vencedora da última licitação. Desse jeito, melhor é passar a régua e realizar novo processo.

Estrada da vida

Tem empresário da construção civil “por aqui” com o secretário Ubirajara Barreto, titular da SEDURBS, a super secretaria responsável pela construção e recuperação das rodovias sergipanas. A bronca reside nas especificações, execuções e procedimentos aplicados na realização dessas obras no estado de Sergipe. Por via das dúvidas, não custa nada os órgãos fiscalizadores observarem melhor o que há, de fato, nesse “acostamento”.

Encontro de Guardas

Foi realizado, na última sexta-feira (26/08), em Nossa Senhora do Socorro, o I Encontro de Comandantes e Subcomandantes das Guardas Municipais de Sergipe, evento promovido pelas prefeituras de Aracaju e Socorro.  Durante o Encontro, foram tratados vários projetos executados em diversos municípios sergipanos tais como Patrulha Maria da Penha, Pelotão Ambiental, Grupamento de Guarda-Vidas, Canil, Sistemas Informatizados de Informação, ações sociais, entre outros. O intercâmbio contribuirá para o crescimento dessas instituições e consequentemente para a melhoria da segurança pública no âmbito dos municípios.

Por Cesar Cabral publicada originalmente em http://radarsergipe.com.br