O último dia do prazo para regularizar o título eleitoral é nesta quarta-feira 4, e muitos eleitores deixaram para última hora. Em Aracaju, eleitores formavam fila na frente do cartório eleitoral da rua Itabaiana durante a manhã pelo segundo dia consecutivo.
Quem procurou o cartório nas últimas horas encontrou dificuldade em conseguir uma senha. Segundo a coordenadora de atendimento aos eleitores, só foram distribuídas cerca de 350 senhas para atendimento presencial. “colocamos as 350 senhas porque o cartório está atendendo presencialmente e online. Nós temos servidores suficiente para atender mais que isso, porque a demanda é muito grande’, explicou.
A regra pelo calendário da Justiça Eleitoral é que, faltando 150 dias para o primeiro turno das eleições, o cadastro de eleitores deve estar fechado no município. Por isso, esta quarta é o último dia para ficar em condições de votar.
Todos os tipos de regularizações para participar do pleito em 2022, como transferências de local de votação e atualização de títulos cancelados por ausências sucessivas em eleições passadas, assim como novos títulos, devem estar feitos.
Para atendimento presencial, os plantões dos cartórios eleitorais ocorrem das 9h às 18h em todo o estado de Sergipe e em todo Brasil. Na Região metropolitana de Aracaju, desde o início da manhã, filas já estavam formadas do lado de fora dos cartórios.