Delegado fala sobre investigação de abuso sexual contra atletas de clube de futebol em Sergipe

Delegado fala sobre investigação de abuso sexual contra atletas de clube de futebol em Sergipe
08 ago 2022

A Polícia Civil de Sergipe está investigando a denúncia de abuso sexual contra atletas entre 15 e 23 anos do Botafogo Associação Sergipana de Futebol, do município de Cristinápolis. O presidente do clube informou que o denunciado já foi demitido. A reportagem foi ao ar no Fantástico deste domingo 7.

As denúncias dos abusos por parte do coordenador e responsável pelas categorias de base do clube, Ednailton Lopes, partiu do advogado de um dos atletas, que não foi vítima, mas soube do que acontecia com alguns colegas e decidiu procurar ajuda.

“À medida que ele foi falando comigo, foi me mandando provas. Prints de Whatsapp com conversas muito comprometedoras do abusador com outros meninos. Eu denunciei, noticiei ao poder judiciário. Dei o primeiro passo para que isso tudo seja apurado e levados os responsáveis a pagar pelos crimes que cometeram”, disse o advogado Gaspar Osvaldo da Silva Neto.

“O suspeito exercia a função de coordenador na gestão de futebol do clube. A partir dessa posição hierárquica que existia, ele começou a fazer apelos de cunho sexual entre os seus atletas subordinados”, explicou o delegado Rafael Brito.

“Ele mandou entrar no carro, ligou o carro e saiu andando. Parou em frente à pousada onde ele tava. Me chamou e eu entrei com ele”, contou um dos jovens.

Um outro atleta, que também afirmou ter sido vítima, relatou uma das abordagens. “Eu era ingênuo e infelizmente aconteceu. Ele me chamou pro quarto e falou que queria me dar muitas coisas no futebol, que se eu ajudasse ele iria me ajudar”.

Longe da família, muitos jogadores buscam o profissionalismo como esperança de mudança das condições financeiras e silenciam.

Delegado Rafael de Oliveira falou ao repórter Roberto Silva sobre o assunto.

“O suspeito exercia a função de coordenador na gestão de futebol do clube. A partir dessa posição hierárquica que existia, ele começou a fazer apelos de cunho sexual entre os seus atletas subordinados”, explicou o delegado Rafael Brito. Dê play e ouça o depoimento completo do delegado