Os usuários do sistema de transporte urbano da região metropolitana de Aracaju continua insatisfeita com o tempo de espera nos terminais de integração e pontos de ônibus da capital sergipana e principalmente a superlotação. Nos últimos meses, essa tem sido uma das principais queixas. Alguns chegam a aguardar por mais de uma hora para que o transporte passe, e o retorno para casa ou ida ao trabalho se torna um momento de estresse. “Já não bastasse o aumento no valor da passagem, e os ônibus em péssimas condições, agora a gente tem que contar com a sorte, pela demora que leva para o transporte passar. Eu chego a esperar uma hora e trinta minutos no ponto de ônibus para voltar para casa e quando o ônibus passa é lotado.”, conta a comerciária Edinete dos Santos que usa a linha Fernando Collor/Dia.
Com a demora, os ônibus em circulação estão cada vez mais superlotados, e outra reclamação da população é a respeito da estrutura do Terminal da Maracaju, na zona norte da cidade. Segundo usuários que frequentam o local, os banheiros não possuem descarga e a falta de iluminação deixa o terminal perigoso.
SMTT
Procurada pela nossa reportagem, a SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito enviou a seguinte nota.
“A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que analisa, constantemente, o comportamento do sistema para adequar a frota à demanda e também o quadro de horário dos ônibus para fazer ajustes e melhorar o atendimento aos usuários do transporte público”. A SMTT explica que pode haver atrasos na operação por questões diversas, a exemplo de defeito em veículo que precisa ser recolhido para manutenção, congestionamentos ou orientação para substituição de veículo. Sobre a frota, este ano já foram colocados 30 novos veículos para operar no sistema de transporte coletivo e nos próximos meses, mais 20 novos serão entregues à população. Os novos veículos fazem parte do processo de renovação da frota, iniciado em 2019 com a entrega de 30 novos ônibus naquele ano; 41 em 2020; e 30 este ano, totalizando 101 ônibus novos entregues pela atual gestão.