Apesar dos anúncios de entrega de novos ônibus para o transporte coletivo urbano da grande Aracaju, a frota não esta sendo ampliada. O presidente do SINTTRA – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju, Miguel Belarmino, afirmou que a única empresa que está comprando novos ônibus é a Viação Atalaia, mas que não é um incremento na frota, apenas uma reposição dos carros mais antigos que já estão sem condições de transitar.
“As outras empresas estão com as frotas acabadas, antigas e sem condições de rodar em Aracaju, os rodoviários se sentem decepcionados com a administração do sistema. O transporte coletivo da grande Aracaju está abandonado. Os ônibus, principalmente da empresa Progresso, não têm condições de andar em Aracaju. A maioria tem mais de 20 anos que está no sistema”, afirma Belarmino.
Constantemente são constatadas as condições de superlotação nas principais linhas e a reclamação dos passageiros são diárias. A reportagem da Radio Jornal FM91,3 recebe reclamações dos usuários sobre atrasos e péssimas condições de conservação do ônibus e mesmo com a chegada de novos carros a situação não melhora.
A SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, confirmou a nossa reportagem que a chegada de novos carros não significa um aumento no número de ônibus nas linhas. Os “novos veículos fazem parte do processo de renovação da frota”, informou.
A SMTT acrescentou que, em 2019 a gestão municipal entregou 30 novos ônibus e 41 em 2020 e neste ano já foram entregues outros 22 veículos e que até agosto, outros 28 ônibus novos serão integrados ao sistema.